Projeto desenvolvido em 2024-2025.

consultoria em ESG na gastronomia - projeto Cabana Dusk

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introdução ao projeto

Localizada no alto da Serra da Boa Vista, no interior de Minas Gerais, a Cabana Dusk é uma hospedagem de experiência que oferece isolamento, silêncio e imersão na natureza. No início do processo, a proposta era simples: criar um pequeno empório para atender hóspedes com produtos básicos e práticos que auxiliassem a estadia.

A Cobogó foi convidada para apoiar esse desenvolvimento, mas ao chegar ao território e mergulhar no conceito da marca, identificou a oportunidade de construir algo muito maior: uma estratégia integrada de alimentação, marca e sustentabilidade.

diagnóstico e potencial do território

A partir da percepção da localização da Cabana Dusk e seu entorno, a viabilidade da operação e a proposta de experiência para os visitantes. Percebemos que o empório poderia ir além do abastecimento: ele podia se tornar uma extensão do próprio propósito da marca, oferecendo alimentos que comunicassem a proposta de refúgio, cuidado e pertencimento ao lugar.

Foram mapeados os insumos disponíveis na região, fornecedores locais e potenciais de identidade gastronômica vinculados à paisagem e à cultura alimentar mineira.

criação do conceito alimentar da marca

A partir desse diagnóstico, a Cobogó estruturou um conceito gastronômico que conecta sustentabilidade, afeto e identidade local, reforçando o posicionamento da Cabana Dusk como um espaço de pausa, reconexão e imersão no essencial.

Esse conceito norteou tanto a curadoria dos produtos do empório quanto o desenvolvimento de um menu exclusivo para os hóspedes, pensado para ser simples, afetivo, prático e memorável.

desenvolvimento de cardápio exclusivo

Foi criado um menu, alinhado a experiência da cabana e aos equipamentos disponíveis. Os pratos privilegiam ingredientes naturais, técnicas de conservação adequadas à operação e sabores que remetem ao território.

O cardápio também passou a atuar como gerador de demanda para o empório, incorporando produtos que também estavam à venda, como cafés especiais, queijos artesanais, pães de fermentação natural, e outros alimentos.

curadoria alimentar e cadeia de valor sustentável

Além do cardápio, a Cobogó desenvolveu um produto de marca própria: a Granola Cabana Dusk.
Pensada para traduzir a identidade do lugar em sabor, textura e embalagem, o produto fortalece a marca, amplia a experiência gastronômica e pode ser adquirido no empório pelos hóspedes.

resultados e entregas

  • Diagnóstico técnico do empório e operação

  • Desenvolvimento de conceito gastronômico da marca

  • Curadoria de produtos com foco em cadeia curta e valor local

  • Tabela de fornecedores e produtos

  • Criação de menu e cardápio afetivo, funcional e sustentável

  • Desenvolvimento de produto próprio com identidade

  • Recomendações de estrutura operacional para o empório

feedback

Ter a Mari ao nosso lado na curadoria do Empório e na criação do Menu exclusivo da Cabana foi transformador. Com sensibilidade, talento e um cuidado raro, ela traduziu nossa essência em sabores que tocam o coração.

Mari chamou a nossa atenção pela sua delicadeza e sua ousadia na Cobogó.

E agora se faz presente quando, como anfitriões produzimos os produtos da Cabana, e em cada contato com nossos fornecedores. Ao reproduzir cada receita do Menu a gente sente que ainda é possível cozinhar de forma descomplicada e com muito afeto, mesmo que seja no alto das montanhas para poucas pessoas.

O resultado empolgou a nós e aos nossos hóspedes — uma experiência cheia de alma, que vai muito além da gastronomia. Mari, nossos agradecimentos por deixar sua marca na nossa história.

Empreendedores, MG.

Carla e João Marcos

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